segunda-feira, 13 de abril de 2009

AJAX COM ASP

AJAX com ASP
Nesse artigo vou mostrar como usar AJAX com ASP. Não é muito comum (pelo menos por enquanto), porém muito útil. Passarei um exemplo bem simples onde, a partir dele, vocês podem começar a estudar mais a fundo AJAX. Vamos lá!

Crie uma página onde tenha um botão, por exemplo. Nesse botão, você chamará uma função chamada enviaPage(), para enviar os dados via GET, mas vocês podem usar qualquer outro tipo de função que acharem melhor. É que, no caso, eu utilizo funções diferentes para enviar dados via GET e via POST.

A função que citei, enviaPage(), concatenará os parâmetros com a url e colocará um Math.random(), que evita que fique no cachê.

Agora, vem toda a função Ajax, que será responsável por tudo.
function goAjax(url, metodo, modo, tagRetorno, parametros) { document.getElementById(tagRetorno).innerHTML='


carregando...
' if(metodo == "GET") { xmlhttp.open("GET", url, modo); } else { xmlhttp.open("POST", url, modo); xmlhttp.setRequestHeader("Content-Type", "application/x-www-form-urlencoded; charset=iso-8859-1"); xmlhttp.setRequestHeader("Cache-Control", "no-store, no-cache, must-revalidate"); xmlhttp.setRequestHeader("Cache-Control", "post-check=0, pre-check=0"); xmlhttp.setRequestHeader("Pragma", "no-cache"); } xmlhttp.onreadystatechange = function() { if(xmlhttp.readyState == 4) { retorno=xmlhttp.responseText document.getElementById(tagRetorno).innerHTML=retorno findScript(retorno) } } if(metodo == "GET") { xmlhttp.send(null); } else { xmlhttp.send(parametros); }}
Vamos desenvolver a página asp, que realizará a exclusão dos registros, por exemplo. Veja que essa página é aquela que informa no botão, quando passo os parâmetros, enviando o retorno para a div que especifiquei no botão, que é o conteúdo.
<%action = request("action")id = request("id")if action = 'excluir' then 'exclui id talok = trueend ifresponse.write "

domingo, 12 de abril de 2009

"Dell Notebooks/Laptops. Compre o seu direto de fábrica"