quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Analise e descrição da cadeia Produtiva da Associação de Produtores de goiaba.

Analise e descrição da cadeia Produtiva da Associação de Produtores de goiaba de Paula Cândido.

A agricultura é uma atividade que possui algumas peculiaridade que a diferenciam das demais atividades econômicas. Dentre dessas peculiaridades residem os fatores de incerteza que fazem da agricultura uma atividade de risco, e dentre eles alguns são menos ou mais previsíveis do que outros. O produtor fica sempre à mercê desses riscos mais ai entra um ponto de grande importância que é a tomada de decisões dos produtores.
A cultura da goiaba vem ganhando expressas econômicas no estado de Minas Gerais, pois tem se tomado uma das alternativas de renda das mais promissoras por apresentar uma grande versatilidade no seu uso e uma crescente demanda para o consumo “in natura”.
Desse modo não podemos esquecer dos riscos e incertezas da cultura, por exemplo: riscos relacionado com a oscilação da produtividade, riscos de mercado e outras; por isso viu-se a necessidade da criação de um grupo forte e unido e com um só objetivo, aumentar a renda da propriedade rural. Más para começar este projeto, alguns pontos importantes tiveram que ser tomados e executados:
• Organização de Associação de produtores interessados em cultivar goiaba com
• intuito de aumentar a renda da propriedade.
• Formação de um grupo de 25 produtores organizados pela EMATER-MG com o objetivo de alta produtividade e alta qualidade.
• Formulação de um regimento com procedimento e normas que deverá ser respeitado por cada produtor para melhor desempenho do grupo
• Realização de Dias de Campo organizado pelo técnico da EMATER junto a UFV para aprimoramento das técnicas de cultivo da goiaba.
1.Insumos:
• Realização de compras de insumos em grupo:
• Adubos → Formulados 6-30-06 (NPK); 50 sacos
• Calcário → 60 toneladas
• Fosfato → 120 sacos
• Mudas → 6000 mudas
• Irrigação → 6000 metros de cano ¾
- Excreção do Trabalho de cultivo
OBS: Realização de compras no primeiro ano de associação (1999).
2. Empresa Rural:
2.1 – Execução do projeto de cultivo de goiaba
2.2 – Preparo do terreno para plantio
• Tamanho da área.
• Análise do solo
• Aração e gradagem
• Correção do solo com calcário
• Cercamento da área de plantio.
• Marcação de covas, 6m x 6m.
• Covamento (covas 60 x 60 cm).
• Enchimento das covas com os insumos necessários.
2.3 – Execução do plantio
2.4 – Implantação da irrigação localizada.
2.5 – Manejo pós-plantio
• Tratos culturais (roçada nas entre linhas, capina manual ou química entre pés).
• Adubação de cobertura com formulado NPK 15-00-15.
• Tutoramento e podas de formação e produção.
• Tratos fitossanitários:- Folicur 200 CE no controle de ferrugem e verrugose e aplicação de inseticidas.
• Controle semanal da irrigação localizada.
2.6 – Manejo da produção.
• Ensacamento de fruto para evitar o ataque de moscas-das-frutas e gorgulho.
• Pulverização com fungicidas contra ferrugem e verrugose.
• Desbaste de frutos gerando quando necessário.
OBS: O ensacamento e desbaste de frutos é feito quando estes atingem o tamanho de uma azeitona (2,5 cm de diâmetro).;
2.7 – Colheita de frutos
• Executada três vezes por semana, manualmente e colocada em caixas plásticas.
2.8 – Classificação e seleção dos frutos
Onde os melhores serão vendidos para o consumo in natura e os classificados como inferiores são vendidos para fábricas de doces da região.
3. Processamento.
Pretende-se, ainda neste ano de 2003 montar uma pequena fábrica de despalpa de frutas com o objetivo de aproveitar as goiabas classificadas como inferiores para produção de doces em compotas, barras e outros derivados.
4. Varejo
4.1 – Negociação entre o vendedor e o comprador.
• Quantidade, preço / kg, quando e onde entregar o produto.
OBS: Até o momento atual, cada produtor é responsável pela produção até a venda do produto.
Não há uma inter-comunicação entre os produtores para saber sobre os técnicos de produção e comercialização do produto do produto, pois o volume da produção ainda é pequena. Isso faz com que o custo de transporte até os grandes centros (CEASA-BH) aumente muito, necessitando que a venda seja feita nas localidades mais próximas da Região Produtora (Ponte Nova, Viçosa, Senador Firmino etc). Más com a entrada da empresa Junior de Agronomia assessorando a produção até a comercialização e com o aumento da produção espera-se que o custo do transporte diminua (CEASA-BH) devido a estes fatores citados e o aumento da produção.
5. Consumidor:
A associação tem o objetivo de proporcionar aos consumidores um produto final atraente, com qualidade e baixo nível Agrotóxicos, garantindo assim uma boa aceitação do mercado consumidor visando a satisfação do produtor e consumidor.

Um comentário:

  1. SOU PRODUTOR DE GOIABAS AQUI NO VALE DO SÃO FRANCISCO EM SANTA MARIA DA BOA VISTA PERNAMBUCO, E EU GOSTEI DESSAS INFORMAÇÕES, GOSTARIA DE TROCAR ESSA TÉCNICAS COM VOCS, OBRIGADO, JOBSON RAFAEL LEAL SILVA

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