quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O MERCANTILISMO EM AÇÃO: POLÍTICAS CONCRETAS

O MERCANTILISMO EM AÇÃO: POLÍTICAS CONCRETAS

A maior parte das políticas concretas vêem da doutrina do poder do Estado e da conseqüência teórica da balança comercial internacional. Os mercantilistas desenvolveram um formidável aparato de regulamentações do comércio.
Um dos principais foi o entesouramento que consistia na proibição direta de exportações de barras de ouro e de prata. Outra medida foi manter o comércio exterior sobre monopólio nas mão do rei, os mercadores particulares somente poderiam efetuar pequenos negócios.
O mercantilismo Holandês girou em torno da Companhia das Índias Orientais. Através de seus monopólios comerciais, as varias nações procuravam melhorar a balança comercial mediante a obtenção de suprimentos necessários dentro de uma área imperial e pela compra a preços baixos e vendas a preços elevados de objetos relacionados pelo resto do mundo.
Os mercantilistas reconheceram que os fretes marítimos poderiam aumentar ou diminuir substancialmente a balança de pagamentos internacionais de um país, mas foi a Inglaterra que melhor utilizou essas medidas.
De acordo com a doutrina mercantilista as colônias teriam a função de suprir á mãe-pátria com fontes de matérias-primas que iriam ser transformadas em manufaturas de exportação e como mercado consumidor para produtos metropolitanos.
A fim de ter um balanço comercial favorável, era necessário ser capaz de vender mais barato que o rival estrangeiro. A mão-de-obra, sendo o maior elemento nos custos de produção , tinha , portanto, de ser baratos.Para alguns mercantilistas a população era a riqueza e a fortaleza da nação , mas para trabalhar a mão-de-obra deveria ser operosa e produtiva ganhando um salário suficiente para sua sobrevivência.
Portanto os mercantilistas achavam que o bem estar nacional só chegaria se os salários dos trabalhadores fosse pequeno e seus lucros grandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário