quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CLIMA E VEGETAÇÃO - A floresta temporada é conhecida também pelo nome de Caducifólia

CLIMA E VEGETAÇÃO

O continente europeu, situado quase totalmente dentro da zona temperada do hemisfério Norte, apresenta predominantemente clima temperado.
Além da posição geográfica, outros fatores são responsáveis pela determinação de seus tipos climáticos, como: as correntes marinhas, o litoral recortado e a disposição das formas do relevo, que influi na penetração das massas de ar.
O clima temperado europeu divide-se em dois tipos: temperado oceânico e temperado continental.
O clima temperado oceânico, que ocorre na parte ocidental do continente e recebe a influência da corrente do Golfo, é úmido, com verão e invernos não muito rigorosos. A amplitude térmica é menor que no interior do continente, e as chuvas, abundantes, distribuem-se de forma regular pelos 12 meses do ano, atingindo maiores quantidades no inverso.
O clima temperado continental ocorre no interior do continente, não recebendo a influência do mar. Abrange as partes central e oriental da Europa, possui verões quentes em contraste com o inverno bastante rigoroso, com queda de neve. A amplitude térmica é grande, e as chuvas, bastante irregulares.

Aos tipos climáticos temperados oceânico e continental correspondem os seguintes tipos de vegetação:
- Floresta Temperada, que cobria grande extensão do território europeu, encontra-se reduzido em alguns bosques. Dentre suas espécies destacam-se o castanheiro e o pinheiro;
- Londa, formação vegetal comum na Europa, que ocupa os solos mais pobres do continente. A londa é composta por juncos, samambaias e árvores raquíticas;
- Turfeiro, que aparece onde os solos apresentam-se muitos úmidos.
- Stepe, que recobre as planícies e os baixos planaltos, áreas de clima temperado continental um pouco mais seco.
Próximo ao oceano glacial Ártico, ocorre o clima ártico. Sua vegetação predominante é a tundro, vegetação rasteira constituída por musgos e liquens. Ao sul da região coberta pelo tundro aparece a floresta Boreal, formada principalmente por coníferas.
Nas áreas de elevada altitude, aparece o clima frio de montanha. Nossas áreas a vegetação se modifica de acordo com a altitude e a conseqüente queda da temperatura. É comuns a ocorrência de coníferas, nas áreas mais elevadas, e campos alpinos.
Nas proximidades do Mediterrâneo, ocorre a clima mediterrâneo. Suas formações vegetais correspondentes são o maqui e o gorrigue.

CURIOSIDADE
A floresta temporada é conhecida também pelo nome de Caducifólia, devido ao fato de suas arvores perderem as folhas durante o outono e o inverno.



SOLTAR ESPAÇO
A SOCIEDADE EUROPÉIA
POPULAÇÃO.
Devido principalmente à antiguidade de sua ocupação, a Europa é um continente bastante povoado.
As maiores concentrações populacionais da Europa encontra-se na porção central e no centro-oriental, que correspondem às áreas industriais, às regiões postuárias mais movimentos, aos vales dos grandes rios e às férteis planícies.
As partes menos habitadas compreendem as regiões próximas do circulo polar Ártico.
Em decorrência da queda dos índios de natalidade, a Europa vem apresentando baixas taxas de crescimento populacional.
Essa queda pode ser atribuída ao desenvolvimento urbano –industrial do continente:
- Os casamentos mais tardios
- A crescente participação da mulher no mercado de trabalho;
- Os desejos de consumo; de lazer e de ascensão social.
A disseminação dos métodos anticoncepcionais e a maior difusão dos meios de comunicação que ampliaram a capacidade de informações também foram essenciais.
As taxas de crescimento demográfico europeu estão próximas de zero. Alguns países, como Hungria, Bulgária, Portugal e República Tcheca, vêm apresentando taxas negativas.
A expectativa de vida na maioria dos países europeus encontra-se acima de 73 anos. Em conseqüência disso, é grande o número de idosos na composição da população.
Devido à tradição industrial a aceleração do processo de urbanização na Europa deu-se há mais de um século.
Cerca de 75% da população européia vive nas cidades, o que reflete a importância das atividades industriais, comerciais e financeiros nesse continente, isso indica que a Europa já completou o seu processo de urbanização.
As maiores cidades européias são: Paris, Londres e Moscou, todos possuindo mais de 7 milhões de habitantes.
Roma, Madri, São Petersburgo, Varsóvia e Berlim, são outras cidades populosas da Europa.
IMIGRAÇÃO, RACISMO E POBREZA NO PRIMEIRO MUNDO.
São bastante conhecidos os deslocamentos da população européia para colonizar outros continentes. Durantes séculos, os europeus deixaram seu continente à procura de novas perspectivas econômicas de fugir de guerras religiosas e imperialistas.
Essa situação se inverte no final da Segunda Guerra Mundial, a Europa passou a não ter mais deslocamentos de saída, tornou-se um continente atraente para a vinda de imigrantes.
Os deslocamentos internos da população européia tornaram-se muitos intensos. A crise nos países do Leste europeu provocou grande migração para a Europa Ocidental. Também cresceram os deslocamentos da população de países com grandes desequilíbrios econômicos regionais, das áreas mais pobres para as mais ricas.
A continuidade desses movimentos populacionais geraram uma crescente diversidade étnica e cultural nas sociedades européias.
O racismo atual na Europa é voltado principalmente para os mulçumanos. Os conflitos muitas vezes são violentos e levam a mortes.
Apesar de ter retomado o crescimento econômico, com baixa inflação, alta rentabilidade de suas empresas e boas perspectivas com a moeda única, o desemprego parece ser um dos principais problemas da Europa.

RELIGIÃO
Quanto à religião na Europa predomina o catolicismo, devido em dois grupos: o romano (Espanha, Itália, França, Portugal, etc) e o ortodoxo (Grécia, Rússia, etc).
Praticam-se também:
- O protestantismo, que predomina na parte setentrional e divide-se em luteranismo, calvinismo e anglicanismo;
- O islamismo, que possui muitos adeptos na Turquia e na península dos Bálcãs;
- E o judaísmo, que é praticado em diversos países europeus.



CURIOSIDADE
Questão grave que há muito tempo pode solução no Reino Unido, é o conflito entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte. Na verdade não se trata apenas de uma questão religiosa, mas também política.
COMPOSIÇÃO ÉTNICA.
Quanto à composição étnica, costuma-se dividir os europeus em três grandes ramos. São eles: atlanto-mediterrâneos, germanos e eslavos.
No continente europeu, predominam os idiomas indo-europeus, subdivididos em 3 grupos principais:
- O latino (povos atlanto-mediterrâneos, exceto os gregos);
- O germânico (povos do Norte, exceto Finlândia);
- O eslavo (povos da Europa Oriental, exceto Romênia e Hungria);

CURIOSDADE
A incorporação de minorias étnicas por alguns países tem causados muitos conflitos.
Na Iugoslávia, o problema de nacionalidades conduziu a fragmentação do País.

O ESPAÇO ECONÔMICO EUROPEU
O continente europeu, berço da Revolução Industrial, é formado por alguns dos países mais desenvolvidos do globo.
Os grandes grupos industriais europeus e mundiais fazem investimentos elevados em pesquisa e tecnologia, criando e desenvolvendo novos produtos, modernizando e automatizando suas fábricas para alcançar um menor custo de produção e melhorar a sua competitividade global.

AGROPECUÁRIA.
A Europa apresenta um importante e diversificada produção agrícola, com grande aproveitamento de seus solos. O uso do solo está sujeito à técnica adequados e modernos, com elevada produtividade.
A cultura de cereais é predominante, destacando-se:
- O trigo, produto mais importante
- O centeio
- A aveia
- E o cevado.
Outro destaque especial é o cultivo da videira, destinada a produção de vinhos.
Com a agricultura, a pecuária da européia fornece uma grande variedade de produtos.
Ela é praticada principalmente de forma intensiva, com o gado recebendo cuidados técnicos.
O rebanho mais numeroso é o de bovinos,criado principalmente na Rússia, na Ucrânia, na Alemanha, na França, na Grã-Bretanha e na Polônia.
Destacam-se também os rebanhos de suínos e de ovinos.
Nas áreas de clima mais seco desenvolve-se a criação de caprinos.

RECURSOS MINERAIS E TRANSPORTES
Os recursos minerais mais importantes do continente europeu são:
- O petróleo, explorado no continente e no oceano;
- O carvão, extraído em maior quantidade na Ucrânia, Grã-Bretanha, na Alemanha e na Polônia;
- O ferro, explorado principalmente na Rússia, na França e na Suíça.
- E o manganês, que tem como produtores a Rússia, a Ucrânia, a Polônia e a Hungria.
A Europa é o continente que possui a melhor rede de transporte do mundo.
Suas ferrovias possibilitam o tráfego dos trens por todos os países. O transporte rodoviário é altamente utilizado. Quando as rodovias européias, são consideradas as mais modernas do mundo.
A UNIÃO EUROPÉIA.
No decorrer da história da Europa, ditadores poderosos já tentaram muitas vezes unificar a Europa, envolvendo milhões de pessoas em guerras sangrentas. Entretanto, ninguém jamais conseguiu tal proeza: cada país europeu tem o seu governo soberano e sua
capital.
Apesar disso, o sonho da unidade européia não morreu. Continua cada vez mais forte. A idéia agora é aprofundar a cooperação entre os diversos países do continente, por meio de estratégias e investimentos conjuntos que possam tornar sua economia mais moderna e produtiva.
A integração econômica da Europa começou após o término da Segunda Guerra Mundial, quando o continente estava destroçado. Para reconstruir as estruturas produtivas, era preciso incentivar a produção de aço no continente.
Em 1952, a Alemanha e a França resolveram utilizar suas reservas de carvão e de ferro em conjunto, diminuindo os custos da produção siderúrgica. Justos com alguns países fundaram a comunidade Européia do Carvão e do Aço (ceco). Passaram a depender fortemente uma da outra, tornando cada vez mais remota a hipótese de novos conflitos armados.
Cinco anos depois, a Ceca deixou de ser apenas um acordo. A partir de então, não só as mercadorias e o dinheiro passaram a circular livremente pelo território pos países membros, mas também as pessoas.
Desde então, muitos outros acordos foram assinados, visando ao aperfeiçoamento das estratégias de integração e complementação econômica e tecnológica.
Posteriormente, outros países europeus aderiram ao bloco da União Européia (U.E.)
Atualmente, a União Européia é uma grande potência comercial, econômico e financeira, que dispõe de uma moeda única, o ouro. O bloco tem um Banco Central capaz de emitir dinheiro válido em quase todos os países - membros.
Mas a União Européia é muito mais do que isso. A integração tem avançado também pelo campo de defesa, dos direitos civis e das políticas sociais e ambientais.
Os acordos e políticas comunitárias passam por longos processos de discussão, até serem aprovados por todos os países – membros. Daí surgem muitos problemas, pois nem sempre as medidas que parecem boas e necessários para alguns, são bem recebidos pelos outros.

2 comentários: