quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A Gruta Dos Amores

A Gruta Dos Amores

Era no tempo dos Tamoios que Itanhantã, jovem forte como pedra, ia constantemente pescar e caçar nessa ilha.
Remando em sua ligeira ubá, ali apanhava os peixes para sua tribo ou caçava com sua flecha veloz e certeira as aves ou caças abundantes. Itanhantã, após a pesca ou caçada, repousava numa loca de pedra, numa sombra amena e acolhedora dessa gruta.
Uma jovem indiazinha, noviço de seus quinze anos, quantas vezes não fora apanhar a caça para o jovem caçador. E ele nunca se apercebera do olhar envolvente da indiazinha gentil. Quantas e quantas vezes ela não repetira isto. Itanhamtã não lhe dava a mínima atenção.
A indiazinha começou a curtir sua dor. Subia no alto da pedra que formava a gruta e ao vê-lo lá embaixo, repousando na sombra, punha-se a chorar. A indiazinha pensou em espantar o seu desengano, cantando. E eram os mais ternos centos que ate hoje se ouviram em Paquetá.
Diariamente, logo que o dia amanhecia, a indiazinha subia na pedra e cantava esperando Itanhantã chegar para pescar, caçar e descansar. E todos os dias suas lágrimas caíam na pedra. Seu canto e suas lágrimas não amoleceram o coração empedernido de Itanhantã, mas transpassaram a pedra e um certo dia caíram sobre os olhos do caçador adormecido. Ele se assustou e saiu correndo para sua ubá, quando avistou a indiazinha disse: “cunhã-purã”, moça linda.
No outro dia, ao voltar àquele local onde sempre repousava, prestou atenção na linda voz da indiazinha. No dia seguinte, apaixonou-se por Poranga, a indiazinha.
E Itanhantã subiu ao alto da pedra da gruta, tomou Poranga nos seus braços fortes e se casaram. Foram felizes o resto da vida. E as lágrimas de Poranga se transformaram na fonte d’água que existe na Gruta dos Amores.
E quem quiser encontrar um amor para a vida inteira, basta tomar,junto com a pessoa amada, umas gotas da água da Gruta dos Amores...

Vocabulário:
1) Ameno – suave, brando
2) Constantemente – freqüentemente
3) Curtir – sofrer
4) Desengano – desilusão
5) Empedernido – endurecido, insensível
6) Loca – gruta
7) Termo – meigo, afetuoso
8) Ubá – canoa
9) Veloz – rápido
10) Viço – vigor

Responda:
1) Quem são as principais personagens dessa lenda?
2) Como era a vida de Itanhantã?
3) Por que a indiazinha chorava ao ver o tamoio?
4) O que você entendeu ao ler: “seu canto e suas lágrimas não amoleceram o coração empedernido de Itanhantã, mas transpassara a pedra...”?

5) Como Itanhantã passou a notar a presença da jovem índia?
6) Copie o trecho que mostra que o amor da indiazinha, finalmente,foi correspondido:
7) De acordo com a lenda,como se explica a água existente na Gruta dos Amores?
8) Ainda de acordo com a lenda, como duas pessoas podem se amar para sempre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário