quarta-feira, 28 de outubro de 2009

EXERCÍCIO PRÁTICO DE TERAPIA NUTRICIONAL

EXERCÍCIO PRÁTICO DE TERAPIA NUTRICIONAL


De acordo com o Regulamento Técnico para Terapia Enteral (Portaria n 337 de 14/04/99 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária) compete ao nutricionista:

- Orientar o paciente, a família ou o responsável legal, quanto à preparação e à utilização de NE prescrita para o período após a alta hospitalar.
- Participar, promover e registrar as atividades de treinamento operacional e de educação continuada, garantindo a atualização de seus colaboradores, bem como para todos os profissionais envolvidos na preparação da NE.

1. Após realizar uma leitura do anexo II e III deste regulamento, desenvolva um material educativo direcionado para os funcionários envolvidos com a NE.
Material Educativo:

 O acesso ao local de preparação da Nutrição Enteral deve ser exclusivo aos funcionários diretamente envolvidos.
 Lavar corretamente as mãos e antebraços imediatamente antes de entrar na sala de manipulação e após a descontaminação das embalagens dos insumos, NE industrializada ou quando da contaminação acidental no próprio ambiente. A lavagem correta das mãos e antebraços deve ser feita da seguinte maneira:
- Lavar as mãos e antebraços com água e sabão;
- Massagear as mãos e antebraços por pelo menos 15 segundos;
- Enxaguar em água corrente, de preferência quente;
- Enxugar com papel toalha branco não reciclado ou ar quente;
- Aplicar o anti-séptico sobre as mãos;
- Secar as mãos ao ar naturalmente.
 Não é permitido a utilização de cosméticos e adornos pessoais (pulseira, brincos, relógio, etc) na sala de manipulação.
 Não é permitido conversar, comer, fumar, beber e manter plantas nas áreas de preparação.
 Os funcionários devem estar adequadamente uniformizados: sapato fechado ou botas, avental fechado ou macacão com mangas compridas, decote fechado, gorro ou touca e máscara.
 O uniforme usado na sala de manipulação deve ser exclusivo e substituído a cada sessão de trabalho.
 Os uniformes reutilizáveis devem ser guardados separados, em ambientes fechados até que sejam apropriadamente lavados e ou sanitizados.
 Todos os funcionários devem comunicar aos seus superiores imediatos quaisquer condições relativas ao ambiente, equipamento ou pessoal que considerem prejudiciais à qualidade da NE.
 Antes do início do trabalho de manipulação da NE deve ser verificado a condição de limpeza dos equipamentos e os respectivos registros.
 Após o término do trabalho de manipulação da NE, os equipamentos e utensílios devem ser limpos e sanitizados.
 Todas as embalagens de insumos, NE industrializada e recipientes devem ser limpos e sanitizados antes da entrada na sala de manipulação.
 Todas as superfícies de trabalho devem ser sanitizados antes e depois de cada sessão de manipulação.
 Após a manipulação da NE, os equipamentos e utensílios devem ser limpos e sanitizados, efetuando-se os respectivos registros desses procedimentos.
Todos os materiais e insumos devem ser armazenados sob condições apropriadas, de modo a preservar a identidade e integridade dos mesmos, e de forma ordenada facilitando a separação dos lotes e rotação do estoque, obedecendo a regra: primeiro que sai, primeiro que entra.
 Os materiais de limpeza devem ser armazenados separadamente dos materiais e insumos.
 Toda NE preparada deve ser conservada sob refrigeração, em geladeira exclusiva, com temperatura de 2°C a 8ºC.


2. Com base no mesmo material, escreva orientações para o paciente e seus familiares quanto aos cuidados de higiene, preparo, conservação e administração da dieta enteral, adequando a uma linguagem mais simples e às condições domiciliares.

Orientações :
 Higienizar corretamente as mãos e antebraços antes de preparar a dieta, lavando-as com sabão e enxaguando em água corrente.
 Antes da preparação da NE, verificar a condição de limpeza dos equipamentos, utensílios e local de preparação da alimentação. Toda a superfície de contato com os alimentos deve ser limpa antes e depois de cada preparação da alimentação enteral.
 Após o preparo da NE, todos os materiais e equipamentos utilizados devem ser limpos. Lavar cuidadosamente com água e sabão, e enxaguar bem.
 Procure manter o local de preparo da alimentação sempre limpo, principalmente antes de iniciar a preparação.
 Pesar ou medir corretamente todos os ingredientes incluídos na dieta do paciente.
 Utilizar água filtrada ou fervida.
 Procure manter horários regulares da sua alimentação, evitando intervalos longos entre as refeições.
 Para o preparo do mingau, misturar todos os ingredientes no leite frio, e deixar cozinhar a farinha por uns 10 minutos, após fervura. Retirar do fogo, coar em peneira fina, deixar amornar e injetar pela sonda. Se você quiser preparar o mingau para o dia todo, o restante deve ser guardado em geladeira ou local fresco, em vasilha limpa e tampada até a hora da próxima refeição, quando você deve retirar da geladeira a quantidade a ser oferecida e aquecer em banho-maria para amornar.
 O suco deve ser preparado na hora de injetar pela sonda, e deve ser dado à temperatura ambiente. Não prepará-lo com muita antecedência. O suco também deverá ser coado em peneira fina.
 Para preparar a sopa de legumes oferecida nos horários do almoço e do jantar, seguir as seguintes recomendações:
- Lavar cuidadosamente todos os legumes
- Depois de todos os alimentos cozidos, estes deverão ser liquidificados ou amassados com um garfo e coar em peneira fina. Completar o volume com água pura e injetar pela sonda.
- Se você quiser preparar a sopa para o almoço e jantar de uma só vez, o restante deve ser guardado em geladeira ou local fresco em vasilha limpa e tampada.
 Após a administração da dieta, a sonda deverá ser lavada com água filtrada. Usar mais ou menos meia xícara de água por vez (50 ml).
 A sopa e o mingau devem ser injetados em temperatura morna.

3. Em seguida desenvolva uma lista de substituição de alimentos:

Lista de Substituição:
- Para o preparo do mingau:
Leite Integral ou Leite em pó;
Qualquer tipo de farinha: maisena, creme de arroz, fubá ou farinha de trigo
Açúcar comum, açúcar preto ou mel

- Suco de fruta:
Você poderá utilizar suco de laranja, lima, mexerica, abacaxi, maçã, banana e outras frutas da época.

- Sopa de legumes com arroz e carne:
Você poderá utilizar legumes variados como: batata inglesa, mandioca, cará, inhame, batata doce, cenoura vermelha, cenoura amarela, abóbora moranga, abobrinha, chuchu, vagem, tomate, beterraba, ou outras da época.
Substituir o arroz por macarrão ou angu.
Substituir a carne por ovo ou soja em pó

- Vitamina de Banana ou Mamão:
Substituir as frutas de acordo com a sua preferência ou outras da época.
Leite Integral ou leite em pó
Substituir o leite condensado por açúcar ou mel

4- O paciente E.S.O. foi submetido a gastrostomia, visto que seu consumo via oral era quase nulo, seu estado nutricional já estava debilitado e devido a necessidade de ser submetido à cirurgia dentro de do prazo de um mês. Você concordou com a conduta quanto ao posicionamento da sonda e a via de acesso? Justifique, considerando as vantagens e desvantagens de cada uma.

Sim. Eu concordei com a conduta adotada porque o paciente encontra-se em estado debilitado e com grande dificuldade de se alimentar devido à estenose esofágica parcial acusada pelo tumor, consequentemente não conseguindo atingir as necessidades recomendadas. A gastrostomia é a via de acesso preferida para pacientes que necessitam de NE por mais de 3 a 4 semanas como é o caso do paciente que vai operar em um mês e é um procedimento rápido de mínimas complicações. Já a sonda nasogástrica seria inviável nesse caso ,pois ocorre uma obstrução parcial do esôfago. A gastrostomia também permite ao paciente mais liberdade de movimentos do que a sonda , facilitando certas atividades como banhar-se ou vestir-se. As desvantagens dessa via de acesso seria a ocorrência de algumas complicações como: sangramento, vazamento de suco gástrico, que pode levar à irritação e ulceração da pele. O posicionamento da sonda no estômago é adequado, pois preserva a sequência fisiológica da absorção e metabolismo dos nutrientes, bem como a liberação de hormônios digestivos. Previne também riscos de aspiração, como pode ocorrer com a sonda nasoentérica. Porém, deve ser atentado ao risco de ocorrer uma estase gástrica, o que causaria um grande desconforto ao paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário