quarta-feira, 28 de outubro de 2009

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA – 5a SÉRIE

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA – 5a SÉRIE

1. Apresentação dos alunos à turma e dizer, oralmente, qual é o seu time ou esporte preferido.


2. Crie um texto com o seguinte título:

“Meu Esporte Preferido”

a) mínimo 10 linhas.
b) Fazer desenhos para seu texto.

3. Relação de alguns esportes que existem:

A FUTSAL F HANDEBOL L NATAÇÃO
B FUTEBOL DE CAMPO G TÊNIS M PÓLO AQUÁTICO
C VOLEIBOL H BOXE N ATLETISMO
D PETECA J JUDÔ O HIPISMO
E BASQUETEBOL J KARATÊ P HÓQUEI

Professor: Ronaldo Magalhães Lima.



































INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA – 6a SÉRIE

DESPORTOS

São jogos que seguem formas corretas de jogar e têm regras oficiais. Por exemplo: o FUTSAL.
Há dois tipos de desportos:
1o Individuais – praticado por um indivíduo. Exemplos: atletismo, natação, judô, boxe.

2o Coletivos – praticado por mais de uma pessoa. Exemplos: futsal, handebol, beisebol, voleibol.

Após ler e estudar o texto acima, responda as seguintes questões numa folha de caderno:

1. Para você, o que seria DESPORTOS?

2. Cite, no mínimo, 8 desportos individuais que você conhece.

3. Cite, no mínimo, 6 desportos individuais que você conhece.

4. Crie um texto com o seguinte título:

“Meu Time de futebol do coração”

a) Mínimo 10 linhas;
b) Fazer desenhos para seu texto.

5. Preencha o quadro abaixo:

Desportos Parte corporal principal à sua prática No de atletas Equipamentos de prática Quando é gol, ponto ou cesta O que pode fazer O que não pode fazer Local de prática Desporto coletivo ou individual
FUTSAL

Voleibol

Peteca

Handebol

Basquetebol

Natação

Futebol de Campo




Professor: Ronaldo Magalhães Lima




INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA – 8a SÉRIE

FUTEBOL DE RUA

Pelada é o futebol de campinho, de terreno baldio. Um tipo de futebol mais rudimentar do que a pelada é o futebol de rua. Se este jogo tivesse regras oficiais, elas seriam assim:
1o A bola – pode ser qualquer coisa esférica que role: uma pedra, lata, frutas;
2o As traves – podem ser feitas com o que estiver às mãos: tijolos, chinelos, pedras;
3o O campo – pode ser só até o fio da calçada;
4o Duração do jogo – Até a mãe chamar, escurecer ou a vizinha chamar a polícia;
5o Número de atletas – varia de 1 a 70 de cada lado;
6o Formação dos times – ruim vai para o gol. Perneta joga nas pontas, de óculos é meia armador e o gordo é defensor;
7o Substituições – são feitas no caso de um atleta ser carregado para casa pelo pai ou em caso de atropelamento;
8o interrupções – só se a bola for para debaixo de um carro, entrar por uma janela e velhos ou mulherões passarem na rua;
9o O juiz e o intervalo para descanso – não existem.

Após ler e estudar o texto acima, responda as seguintes questões numa folha de caderno:

1. Das 9 regras do futebol de rua, há alguma que você eliminaria ou alguma que você acrescentaria? Explique-se.

2. O que significam os termos abaixo de acordo com o futebolês (língua do futebol)?

a) perneta:
b) defensor:
c) meia armador:
d) pelada:
e) jogar nas pontas:

3. Você já praticou algum esporte ou brincou na rua quando era criança? Fale sobre isso em 5 linhas.

4. Crie um novo esporte de rua:
a) Nome do esporte :
b) Coloque 5 regras oficiais para sua prática:

5. Crie um time com este esporte de rua que você inventou:
a) nome
b) símbolo
c) cores
d) mascote

6. Crie um texto, no mínimo 10 linhas, com o seguinte título:

“O Esporte de rua que criei.”

7. Crie desenhos onde há crianças praticando o seu esporte de rua inventado.

Professor: Ronaldo Magalhães Lima.





INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA – 7a SÉRIE

O QUE FAZ OS MÚSCULOS AUMENTAREM DE VOLUME COM O EXERCÍCIO FÍSICO?

Os músculos são na verdade feixes com milhões de fibras. Quanto mais usados pelo exercício físico, maior é o tamanho desses feixes. Pois, os músculos volumosos armazenam mais substâncias produtoras de energia que são chamadas se ATP (adenosina trifosfato). Com o uso exagerado dos músculos, é causado a fadiga ou cansaço.

Após ler e estudar o texto acima, responda as seguintes questões numa folha de caderno:
1. O que são músculos?

2. O que acontece quando usamos os músculos com as atividades físicas?

3. O que significa ATP?

4. Responda a pergunta feita no título do texto.

5. Em quais situações do dia-a-dia você percebe a funcionalidade dos seus músculos?

6. Cite 5 regiões do seu corpo em que os ossos podem ser fraturados mais facilmente durante a realização de determinadas atividades esportivas?

7. Cite 3 situações onde você observa a coordenação de movimentos no indivíduo.

8. Cite a região do corpo em que os músculos contribuem para a atuação física de um atleta em atividades esportivas:

a) Futsal
b) Voleibol
c) Natação
d) Handebol
e) Basquetebol
f) Judô
g) Xadrez
h) Arco e flecha


9. Crie 5 mensagens de otimismo para chamar as pessoas para a prática de atividades físicas.

10. Crie um texto com o seguinte título.

“Os benefícios da prática de exercícios físicos ao corpo humano.”

a) mínimo 5 linhas
b) fazer desenhos para seu texto.

Professor: Ronaldo Magalhães Lima.

2 comentários:

  1. nãogostei pois achei o site muito machao + é legal pena q ñ me ajudou mt

    ResponderExcluir
  2. Brasil com Z!
    Mas que erro de Português!
    kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir