quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A Expressão Verbal e suas Relações com outros Meios de Expressão

A Expressão Verbal e suas Relações com outros Meios de Expressão

Matéria: LET 190 – Lingüística I




1. Linguagem e Música
1.1. Considerações Gerais
1.2. Exercícios 2 e 3 – Pág 179

2. Linguagem e Expressão Gráfica
2.1. Considerações Gerais
2.2. Exercício 2 – Pág 186
2.3. Exercícicios 1, 2 e 3 – Pág 188 e 189

3. Linguagem e Fotografia
3.1. Considerações Gerais
3.2. Exercícios 1, 2, 3 e 4 – Pág 194

4. Anexos


O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre os produtos resultantes das combinações entre a expressão oral e escrita e outros meios de expressão.

1. Linguagem e Música


1.1. Considerações Gerais

A linguagem e a música eram inseparáveis em sua origem, mas pouco a pouco foram se separando entre música instrumental e música vocal, na qual os textos são já criados dentro de uma melodia.

A canção tem por objetivo ser facilmente compreendida e retida na memória por quem a escuta. E para isso recorre às formas fixas, às onomatopéias e às sílabas vazias de sentido.

1.2. Exercício 2 – Pág 179

Relembre três composições populares, infantis ou não, onde você perceba diferentes combinações de ritmo, melodia e letras.

Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
O anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou

O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé

Exercício 3 – Pág 179

Selecione três casos de aproveitamento ou adaptação musical de algum poema. Comente a qualidade desse aproveitamento.

“Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque pinico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero”
(Vinícius de Moraes)

“Amor é fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento desconte...”
(Camões)

Os poemas de Vinícius de Moraes foram aproveitados em sua totalidade, conservando seu formato original. Já os versos de Camões encontrados na música do Legião Urbana estão fragmentados e intercalam-se com outros versos acrescentados.

2. Linguagem e Expressão Gráfica


2.1. Considerações Gerais

Há três níveis de relação entre as palavras e a pintura: a designação (as palavras designam a obra por um título), a descrição (as palavras descrevem a obra) e a ilustração (a obra ilustra as palavras). O título de uma obra pode remeter aos personagens, ao acontecimento retratado, ao lugar, à atitude dos personagens, ao quadro em si (função referencial – refere-se à obra) ou a um símbolo (função metalingüística – interpreta a obra).

No desenho humorístico o papel do texto em relação ao desenho pode variar: o desenho pode ser auto-suficiente, “sem palavras”; pode ser auto-suficiente mas com uma legenda que nada acrescenta; associado à legenda criando o efeito humorístico e, também, a legenda pode ser auto-suficiente e apenas ilustrada pelo desenho. A história em quadrinhos comunica através de dois canais: a imagem e o texto. Nela há dois tipos de mensagens: a icônica (da imagem) e a lingüística (do texto). Os quadrinhos recorrem a meios específicos para apresentar os diálogos: balões, apêndices, caracteres, símbolos diversos.


2.2. Exercício 2 – Pág 186

Escolher uma obra e anotar o título. Estudar a relação entre o título e o conteúdo ou a forma de cada obra. Estabelecer uma classificação. Determinar as funções dos títulos.

Nesta escultura (Anexo 1), o título tem uma função referencial; apenas refere-se à obra. Remete ao personagem.A relação entre as palavras e a pintura está no nível da designação.


2.3. Exercício 1 – Pág 188

Estude cada um dos desenhos abaixo o relacionamento entra a mensagem icônica e a mensagem metalingüística.

1º quadrinho – A mensagem icônica ilustra a mensagem lingüística que é auto-suficiente. As pessoas, através da mensagem lingüística, poderiam imaginar a icônica.

2º quadrinho – A mensagem icônica e a mensagem lingüística criam, associadas, o efeito humorístico. Nesse caso a legenda é neutra, mas torna-se cômica por sua associação inesperada ao desenho.


Exercício 2 – Pág 189

Estude as relações entre a mensagem icônica e a mensagem lingüística em algumas páginas de história em quadrinhos (maior ou menor riqueza das mensagens, relação entre as informações veiculadas pela imagem e as veiculadas pelo texto, convenções do diálogo, etc.).

(História – Anexo 2)
- Dez balões com os apêndices ligados à boca do os personagens indicando a proveniência das palavras e o ato de falar
- Um balão com contorno ondulado indicando o tom de voz alto do personagem
- Nuvenzinhas e ondulações indicando o movimento dos personagens
- Gotas de suor para indicar o sentimento de medo dos personagens
- Nos dois primeiros quadrinhos um balão aparece mais alto que o outro para indicar a ordem da fala dos personagens.

(História – Anexo 3)
- Um balão com apêndice ligado à boca do personagem, indicando a proveniência das palavras e o ato de falar
- Um balão com contorno ondulado indicando o tom de voz alto do personagem
- Ondulações indicando o movimento dos personagens

Exercício 3 – Pág 189

Nas passagens reproduzidas abaixo, estude os meios expressivos empregados e os códigos (balões, apêndices, caracteres tipográficos, símbolos, etc.).

História 1

1º quadrinho
- Uma espécie de balão irregular e branco indicando o barulho e o sentido do movimento do carro e também o sentido do movimento da bruxa
- Os símbolos: estrelas
- Nuvenzinhas indicando o movimento do carro

2º quadrinho
- Apêndice ligada à personagem. Indica a proveniência das palavras e o ato de falar

3º quadrinho
- Balão irregular e branco indicando o barulho da sirene
- Nuvenzinhas indicando o movimento do carro
- Onomatopéias sem balão indicando os tiros

História 2

- Apêndice ligado ao personagem. Indica a proveniência das palavras e o ato de falar
- Uma espécie de balão irregular e branco na vertical indicando o barulho e o sentido do som da buzina
- Nuvenzinhas indicando o movimento do terceiro carro
- Balão irregular e preto com a mensagem lingüística da história


3. Linguagem e Fotografia


3.1. Considerações Gerais

A imagem não é o objeto e sim a imagem desse objeto, constituindo ela mesma um outro objeto e varia no tempo e no espaço. Na relação entre o texto e a imagem pode ocorrer que: o texto seja auto-suficiente (a fotografia apenas ilustra); o texto e a fotografia complementem-se; o texto seja subordinada à fotografia; o texto e a fotografia se completem (muito comum na publicidade); o texto e a fotografia transmitam informações paralelas ou contraditórias.

Um texto pode ocupar três funções em relação à imagem: referencial (quando comenta as imagens), metalingüística (quando descreve, explica) e poética (quando dialoga com a imagem). O importante é que seja passada a mensagem icônica e a lingüística.



3.2. Exercício 1 – Pág 194

Examinar vários periódicos (jornais e revistas ilustrados) as funções da fotografia. Qual a importância quantitativa (número, formato, tamanho) das fotos? Quais suas relações com o texto?

As fotos podem ocupar diferentes funções: ilustrar ou ornamentar um texto; complementar um texto; completar a mensagem do texto e transmitir uma informação diferente da que o texto transmite.

Quanto maiores e mais numerosas as fotos dos jornais e revistas ilustrados, maior é o interesse do leitor nestes. A fotografia chama a atenção, desperta o interesse do leitor para o texto.

Nesse exemplo (Anexo 4) texto e fotografia transmitem informações complementares. Estabelece-se um vaivém entre o texto e a imagem; suas informações juntam-se e completam-se. O texto (Sadam Russein na rua e vivo) sem a imagem ficaria sem sentido pois no contexto (Guerra contra Sadam Russein) os leitores não acreditariam somente no texto. A função do texto é metalingüística, pois descreve, explica as imagens.

Exercício 2 – Pág 194

Estudar as funções da fotografia nos anúncios publicitários, distinguindo domínios diferentes.
- relacionamento entre texto e imagem na publicidade de uma escola (Anexo 5)

O texto e a fotografia se completam e valorizam-se mutuamente, seu objetivo é informar e persuadir, no caso um possível aluno com a segunda frase (“ainda sobra tempo para ver os amigos”) e colocando dois ursinhos para representar os amigos e um possível pai de aluno com a terceira frase (“Desde cedo preparando os melhores).

Exercício 3 – Pág 194

O mesmo exercício pode ser feito sobre livros escolares, distinguindo-se as disciplinas: geografia, história, literatura, etc.

Livros escolares de literatura possuem muitas gravuras de obras de arte (pinturas, desenhos, esculturas) para chamar a atenção do aluno para o estilo de cada época literária, de forma que quem leia o texto possa observar nas gravuras as características do estilo apresentado nos textos, facilitando, assim, a compreensão. (Anexo 6).

Exercício 4 – Pág 194

Certos jornais especializam-se em “fazer falar” as fotografias, segundo seus objetivos. Pode-se estudar com essa ótica a utilização da fotografia em, por exemplo, O Pasquim.

Nesta fotografia (Anexo 4) segundo a atual contexto no qual vivemos (Guerra no Iraque contra Sadam Russein) poderíamos entender pelo menos a mensagem principal das fotografias – que Sadam está vivo e foi às ruas – sem o texto. O texto traz, também, outras informações que não são perceptíveis na foto, daí a necessidade do texto para complementá-la.


5. Bibliografia

Anexo 1 – planeta.terra.com.br
Anexo 2 e 3 – www.monica.com.br
Anexo 4 – www.agazeta.com.br
Anexo 5 – www.google.com.br
Anexo 6 – Apostila de Literatura – Companhia da Escola


4. Anexos

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