quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Curiosidades

Curiosidades
Pri Lemontart
• Algumas cópias do álbum Zooropa, após o final da última música ("The Wanderer"), possuem o som de uma sirene. Tudo indica que apenas as versões européias (e algumas americanas e canadenses) tenham o som.
• No clipe "One" (versão do restaurante), o cigarro que o Bono está fumando chama-se More e é mentolado.
• Se você virar a capa do álbum POP a 90 graus (sentido horário), o olho direito do Larry parece o logotipo de coelhinho da Playboy. Acredita-se que seja uma referência à música "The Playboy Mansion", que está no disco. Ou simplesmente uma coincidência - um tanto quanto... esquisita.
• Bono tem medo de altura, mas já desafiou-se algumas vezes, no começo da carreira, quando escalava torres de iluminação durante os shows.
• Em um dos últimos shows da turnê ZOO TV, em 1993, em Sydney Austrália, o U2 fez sua única apresentação sem um dos integrantes - Adam não apareceu para o show e seu técnico de baixo tocou em seu lugar. Detalhe: isso na véspera da gravação de um show a ser transmitido via per-pay-view para diversos canais pagos mundo afora, o que incluía um contrato de alguns milhões de dólares... Desde então, devido ao problema com as bebidas, Adam iniciou uma espécie de tratamento e desde 1994 não ingere mais álcool.
• Larry é vegetariano.
• Dizem as más línguas por aí que, na música "With or Without You", na parte que diz "...and I wait without you / with or without you" (de 0:53 a 1:03 minuto), se você tocar ao contrário, ouvirá "mmm... we slap you... mmm... we slap you... we want it". No entanto, ninguém da Ultraviolet já fez o teste para confirmar ou desmentir isso. Tente você mesmo! Dica: é mais fácil com o disco de vinil.
• Bono e Edge são donos de um hotel muito elegante em Dublin, chamado Clarence Hotel. No subterrâneo do hotel funciona uma das casas noturnas mais badaladas da cidade, o The Kitchen.
• Em 1998, Bono e sua esposa Ali foram expulsos de um bar em Dublin. Foi durante uma manhã. Eles haviam saído para correr e estavam suados e com uma má aparência. Entraram em um bar para beber alguma coisa e o dono não gostou muito daquela "gente mal arrumada", como o próprio disse, e colocou os dois pra fora. Ao contrário do que muitos rockstars fariam (usar a velha tática do "você não sabe com quem está lidando!"), eles foram embora na maior compostura.
• A música "Pride (in the name of love)", homenagem ao líder negro Martin Luther King, tem um 'erro', que pode ser chamado de 'licença poética'; a letra da música diz "Early morning, April 4th, a shot rings out in the Memphis sky" ("cedo pela manhã, 4 de abril, uma bala é disparada no céu de Memphis"), uma referência ao assassinato de MLK. No entanto, ele foi morto no começo da noite. Bono admite que errou mas, maroto, se corrige dizendo que colocou "morning" porque só ficou sabendo do acontecido... na manhã do dia seguinte.
• Antes de ser Bono Vox -- e mais tarde só Bono -- o apelido conferido ao garoto Paul Hewson (na época com seus 16 aninhos) foi Steinhegvanhuysenolegbangbangbangbang (!!). Pouco tempo depois virou Bono Vox of O'Connel Street.
• Há uma história muito estranha sobre o single Discothèque. Uma suposta referência à suposta morte de Paul McCartney foi encontrada após certa observação. Na capa do disco Abbey Road, os Beatles estão andando um atrás do outro, o que remete a um funeral, e Paul é o único andando descalço (daí a 'prova' de sua morte - !). No single Discothèque, o "selo" do CD (desenho no próprio CD, a parte que não toca), mostra Edge, Adam e Larry. Sem o Bono (que é também é Paul). Em uma das versões do single, há uma foto do Bono sozinho, sentado no chão com o rosto coberto, e com roupas brancas. Alguns 'fanáticos' acreditam que isso seria uma referência à suspeita da morte de McCartney, ou seja, separar o Paul (do U2) dos outros 3 membros da banda. Tire suas próprias conclusões!
• Ainda na escola, Adam era expulso diversas vezes da sala pelos professores por... soltar pum.
• O álbum Achtung Baby inicialmente teria apenas a foto do Adam nu na capa (que na montagem final acabou ficando na contra-capa e foi 'censurada' no exterior - uma folhinha cobre as 'partes' do moço) e chamaria Adam, ou Man (em oposição ao primeiro álbum, Boy). Acabou recebendo o nome Achtung Baby por ter sido gravado na Alemanha e "achtung" significa "cuidado", ou "atenção". "Achtung, baby!" era uma frase que o engenheiro de som da banda gritava no estúdio o tempo todo durante as tortuosas seções de gravação.
• Edge e sua atual companheira Morleigh não são casados, porque legalmente ele não se divorciou de sua primeira mulher, Aislinn. Aliás mãe de suas três primeiras filhas: Holly, Arran e Blue Angel. Com Morleigh, teve Sian e finalmente Levi, o primeiro garoto, num total de cinco filhos. Isso porque ele passa pouco tempo em casa...
• Do disco The Unforgettable Fire, duas músicas saíram 'por acidente': "Elvis Presley and America" tem a estrutura instrumental idêntica a "A Sort Of Homecoming", só que de trás para frente. Brian Eno e Daniel Lanois produtores do disco, tocaram a seqüência e Bono foi improvisando a letra em cima. Tanto que mal dá pra entender o que ele diz... E o instrumental "4th of July" foi ainda mais por acaso. Edge estava tocando qualquer coisa na guitarra, sem saber que os produtores estavam gravando tudo. Depois foi adicionado o baixo, gravado separadamente por Adam. A música recebeu esse nome simplesmente porque... era mesmo dia 4 de julho!
• Em um dos primeiros contatos com gravadoras, uma delas aconselhou a banda a dispensar Larry. Por que será? :D
• Bono é um cara muito distraído. Em 1981 perdeu um caderninho onde havia escrito praticamente todas as letras para o próximo disco do U2 (October), além de uma quantia considerável em dinheiro. Mais recentemente, Bono perdeu seu laptop DUAS VEZES. Da primeira vez ele foi achado no hotel Clarence, e da segunda, foi encontrado por um fã, que prontamente o devolveu ao esquecido dono.
• Título de uma das músicas do álbum Boy, "An Cat Dubh" é o equivalente em gaélico (dialeto antigo já em desuso na Irlanda) para "The Black Cat", ou "A Gata Preta" para os nacionalistas ;p
• No home video ZOO TV Live from Sydney, no final da música "Daddy's Gonna Pay For Your Crashed Car", há explosões no palco, fazendo voar 'dinheiro' (os famosos ZOO Dollars). A primeira explosão ocorre na parte da música que diz "Sunday, monday tuesday wednesday friday saturday's alright". Adam, concentrado na música, provavelmente esqueceu-se da explosão e, repare, levou o maior susto. É muito engraçado ;)
• Ao contrário do que dizem algumas pessoas muito maldosas, Anne, a mulher de Larry é uma pessoa normal. Por ser reservada demais, raramente é vista em público, o que já provocou comentários até do tipo de que ela é um alien ou coisa parecida. ;p
• A música "God Part II", uma homenagem a John Lennon (e já dita por Bono como uma pretensiosa continuação de "God", do próprio Lennon), há duas curiosidades: uma referência a Albert Goldman, o maldito, autor das biografias de Elvis Presley e John Lennon, ambas de autenticidade duvidosa.
Outra é que, na letra, Bono diz: "Heard a singer on the radio late last night - he says he's gonna kick the darkness, 'till it bleeds daylight" ("ouvi no radio ontem a noite um cantor que dizia que ia chutar a escuridão até ela sangrar luz do dia"). Esta música de fato existe, chama-se "Lovers in a dangerous time" e o cantor é Bruce Cockburn.
• Alguém muito espertinho - e a quem agradecemos eternamente ;) - invadiu os estúdios na Alemanha quando o U2 estava ensaiando para gravar o disco Achtung Baby e ROUBOU diversas fitas com mais de 3 horas e meia de gravações. Este virou o bootleg (disco não oficial ou, em outras palavras, pirata, ilegal ;p) mais famoso da banda - "Salome - The Axtung Beibi working tapes", 3 discos com muitas versões diferentes para a mesma música, tocadas à exaustão. Item obrigatório.
• Bono já declarou em algumas entrevistas que não possui o hábito de... usar cuecas. Isso pode ser notado no video Rattle And Hum, particularmente nas primeiras cenas. (!) No entanto ele também disse que, quando usa, geralmente são pretas.
• Durante a turnê do disco The Joshua Tree, o U2 preparou uma brincadeira para os fãs. Durante três noites, a banda de abertura era... eles próprios, disfarçados de grupo country. Escondidos atrás de barbas e chapéus (Adam foi vestido de mulher e ganhou o nome de Betty), eles entraram no palco com o nome de The Dalton Brothers. Tocavam durante quase uma hora e... ninguém os reconhecia.
• Adam foi preso em 1988 por porte de maconha. Pagou a fiança com uma doação de 25 mil libras para instituições de caridade.
• Em Portugal, Espanha, Argentina e alguns outros países de língua espanhola, os albums e singles do U2 antigamente vinham com os nomes traduzidos, tanto dos proprios discos como das músicas. O que gerava alguns nomes bastante engraçados, como "A Árvore de Joshua" (nome do disco The Joshua Tree em Portugal) e "Donde las calles no tienen nombre" (single Where The Streets Have No Name argentino).
• Durante os primórdios da banda, os rapazes ensaiavam na cozinha da casa do Larry, onde tocavam basicamente versões de músicas dos Beatles e dos Rolling Stones. Só algum tempo depois começaram a compor músicas próprias.
• Bono já deslocou um braço no palco. Na turnê de Joshua Tree, num show em Washington, durante a música Exit, ele escorregou no chão úmido (havia chovido poucas horas antes do show), e se espatifou no chão, ficando imóvel por alguns longos segundos. Depois do pânico geral, ele continuou cantando a música, mas em seguida foi levado ao hospital mais próximo - de limousine.
• A capa do single "Please" (versão 1), traz quatro figuras carimbadas na história política do eterno conflito Irlanda do Norte X Inglaterra - estilizados à la Andy Wharhol, claro. São eles: Gerry Adams (líder do partido Sinn Fein), no alto à esquerda. David Trimble (do partido moderador), no alto à direita. John Hume (do partido democrático moderador), embaixo, à esquerda. E Ian Paisley (do partido radical), embaixo, à direita. Há uma outra versão do single, apelidada de PopHeart, com músicas diferentes e com o coração que aparecia no telão da PopMart durante "One" na capa.
• Adam coleciona colheres. Quer dizer... ninguém sabe ao certo. O problema é que ele próprio não confirma nem desmente a história. Então digamos que ele pode até colecionar mas... quem sabe tem um pouco de vergonha disso? hihihihihi
• Na música "Zooropa", a primeira frase é "vorsprung durch technik". Isso significa "lead by technology", e é o slogan da Audi na Alemanha. O resto da música tem vários outros slogans:
"Be all that you can be" - Exército Americano; "Be a winner" - loterias na Inglaterra; "Eat to get slimmer" - SlimFast, um produto para emagrecimento; "A bluer kind of white" - Persil/Daz, uma marca de sabão em pó; "Fly the friendly skies" - United Airlines; "We're mild and green, and squeeky clean" - Fairy Liquid Mild Green, um produto de limpeza; "Better by design" - Toshiba, e "We've got that ring of confidence", da Colgate.
• Em uma entrevista muito chata, Bono - que já estava 'meio' bêbado - perdeu a paciência e, pra ver se incentivava o repórter a ser um pouco mais original e/ou animado, tirou todas as roupas, no meio de um restaurante. Isso mesmo, diante de todos os clientes e pior - com a maior naturalidade do mundo.
• Talvez os mais distraídos (ou pouco informados) nem tenham percebido, mas na coletânea The Best Of 1980-1990, após o fim da música "All I Want Is You", há dois minutos em silêncio e surge "October". Foi dito na época do lançamento que o instrumental de piano da música foi regravado por The Edge para a coletânea, mantendo a voz original de 1981. No entanto ninguém confirma isso.
• Apesar de tantos anos de convivência e de ter sido expulso de casa mais de uma vez, Bono escreveu (e ainda escreve) muitas músicas para sua mulher, Alison Stewart. "Into The Heart" é sobre uma suposta traição ainda na época em que eram apenas namorados. Daí para frente, as seguintes são dedicadas a Ali: "Two Hearts Beat As One", "Spanish Eyes", "Sweetest Thing" (que ganhou uma regravação e um clipe inteiramente dedicados a ela em 1998), "Trip Through Your Wires", "Luminous Times (Hold on to Love)", "Hallelujah Here She Comes", "Hawkmoon 269", "Slow Dancing", e, mais recentemente, "In A Little While" e "Big Girls Are Best".
• Outra mulher muito marcante e para quem ele escreveu muitas músicas foi a mãe, Iris Hewson, falecida quando Bono tinha 14 anos. "I Will Follow", "Tomorrow" e "MoFo" são algumas das referências a ela.
• Em algumas músicas, de épocas distintas, é possível ouvir sons alheios à música durante as mesmas. Isso acontece em "The Unforgettable Fire", onde, no começo, Larry deixa uma das baquetas escapar e diz "Fuck!" (isso na versão original. A versão incluída na coletânea Best Of foi corrigida e não tem o som). Em "MoFo", com 2:16, alguém diz "Happy?". Em "New York", alguém diz "What?" durante a música. Em "The Fly" ouve-se "Achtung baby!", mas este foi proposital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário