quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Características econômicas e sociais do período mercantilista

Características econômicas e sociais do período mercantilista

Em 1500 a Europa Ocidental tinha uma população entre 55 e 60 milhões de habitantes. A sociedade era predominantemente agrária. A maioria da população vivia como servos nos latifúndios ou como camponeses independentes.
Nesta época não existia indústria . A manufatura se dava na fabricação de móveis, utensilios de cozinha, cêramica, velas, ferragens e vestuários.
A maioria do povo tinha renda suficiente apenas para prover as necessidades elementares de alimentação, vestúario e abrigo. Por isso, o comércio do séc.XX era confinado.
No séc.XX, o Renascimento representou uma mudança fundamental de atitudes e modo de pensar, verificou-se interesse pela arte e literatura. Além disso, o homem exibiu uma viva curiosidade a respeito do mundo real, começando a examinar os fatos da natureza. Várias descobertas importantes, como o relógio, o microscópio, o telescópio e o barômetro ajudaram muito o estudo do mundo físico.
Exatamente quando os principais intelectuais começaram a examinar o mundo em vez daquilo que se dizia a respeito dele , homens aventureiros davam início á série de explorações geográficas que conduziram á descoberta do Novo Mundo e uma nova rota para o Oriente.
Novas oportunidades comerciais apareceram em um horizonte cada vez mais amplo diante dos comerciantes. Este comércio tornou-se mais lucrativo pois, com o fluxo de metais preciosos na Espanha, os preços aumentaram com firmeza. Tornaram-se mais comuns grandes fortunas individuais. Seus proprietários ficavam cada vez mais poderosos, tanto na política como na economia.
Outro fator que atuou no sentido da aceleração da vida econômica da Europa, foi o rápido crescimento da população. Mais gente significava migração mais rápida do campo para as cidades, fornecendo mais braços para as indústrias nascentes.
Um dos aspectos mais significativos do período foi a ascensão a posições de destaque e poder da nova classe capitalista. O capitalista organizador expandiu suas atividades em todas as direções. Novas mercadorias foram introduzidas , o sistema de produção não mecanizada predominava não somente na produção de artigos de lã, armaduras e mineração , como também em armas de fogo, ferramentas, navios e muitas outras indústrias.
O aparecimento dos Estados Nacionais foi muito importante, isto causou conflitos como tal exercia a autoridade temporal, como a espiritual, e era recipiente de grandes rendas como único elemento unificador na cristandade ocidental, já havia exercido o direito mais vigoroso à obediência dos homens. Os monarcas dos estados nacionais sustentaram seu direito de impor tributos ao clero, assim como as terras da igreja e insistiram em que a autoridade temporal lhes pertencesse exclusivamente. A luta levou à reforma protestante , que pôs fim à autoridade universal da igreja católica.



AS BASES E OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DO PENSAMENTO MERCANTISTA

Os principais elementos que deram forma às idéias econômicas dos séculos XVI e XVII foram a expansão econômica evidenciada nos canais de comércio cada vez mais amplos , a ascensão da classe capitalista mercantil , a qual organizou as empresas comerciais de navegação e industriais , e os estados nacionais , ansiosos em aumentar seu poder ,de expandir suas posses e aumentar seu comércio.
Se estes fossem os únicos aspectos importantes da Europa Ocidental , esta época teria sido de um acúmulo pacífico de riqueza , pois os recursos eram amplos e as oportunidades ilimitadas.
Mas não havia nenhuma idéia do tamanho dos continentes americanos , do espaço para expansão e do aumento de riqueza que todos poderiam compartilhar . Como a visão do mundo e de seus recursos era essencialmente estática , o desejo de uma nação desenvolver-se iria de encontro com o das outras . Assim , o conflito internacional era inevitável.
Se a oportunidade de expansão de riqueza , da população e do território era circunscrita , o objetivo primeiro de uma nação seria aumentar o poder do estado por todos os meios possíveis.
Uma saída para se adquirir o poder nacional seria a utilização dos recursos militares , sendo dada grande ênfase à provisão de um grande exército e de uma grande armada . Para alimentar e aparelhar numerosos e improdutivos soldados e marinheiros , era necessário um país ser economicamente forte . a riqueza nacional era considerada , em poucas palavras , como o próprio alicerce do poder nacional.
Além do acordo quanto aos objetivos do poder nacional , à abundância de riquezas como suporte essencial e ao controle da atividade econômica como o melhor meio de formar a riqueza nacional , os mercantilistas também compartilhavam uma teoria comum do comércio internacional . Esta teoria diz que uma nação somente ganha em seu comércio exterior se tem um saldo favorável ou um excedente no valor das exportações sobre o das importações . Este excesso de exportações sobre importações tinha que ser pago em ouro e prata , a maneira mais segura de enriquecimento para uma nação . Para um país sem ouro e prata , era o único caminho .
Hoje , o ouro e a prata são componentes inferiores da riqueza nacional ; aquilo que realmente conta é a abundância de mercadorias que satisfaçam as necessidades humanas e os recursos produtivos que possibilitam um fluxo contínuo de tais mercadorias . Consideramos os ganhos do comércio proveniente da prata e do ouro , mas principalmente da possibilidade de tirar proveito da especialização internacional , podendo um país adquirir mercadorias importadas por um preço inferior ao de produção interna , tornando sua renda maior ao comerciar do que ao tentar ser auto-suficiente .
Relativamente aos efeitos a curto prazo de uma balança de comércio favorável , os mercantilistas acreditavam que havia uma conexão entre a oferta monetária e a taxa de juros . A abundância de dinheiro significava baixas taxas de juros e investimentos em expansão e emprego ; a escassez de dinheiro significava o oposto .
Esta razão é válida somente quando ocorre um alto nível de desemprego , pois estando a maior parte dos trabalhadores ocupada , o decréscimo das taxas de juros através do aumento da oferta de dinheiro terá pouco efeito no nível de emprego , podendo refletir nos preços .
Uma forma de trazer mais dinheiro para dentro de uma nação seria manter o valor das exportações o mais alto possível . As exportações de matéria–prima eram condenadas , todo esforço era feito para lograr sua elaboração no país e exportar os produtos acabados . Naturalmente , as importações deveriam restringir-se ao mínimo , sendo as de matérias-primas preferidas às de manufatura .

Nenhum comentário:

Postar um comentário